Hoje eu quero mostrar para vocês como instalar WordPress em servidor localhost utilizando o XAMMP mas esse procedimento é igual a todos outros metodos.

Primeiro de tudo é preciso ter a última versão do WordPress para que nós possamos instalar, entre em http://br.wordpress.org/ e realize o download.

Tela de Download

Ps.: “No dia que esse post foi escrito a última versão era 3.8.2”

Após realizar o dowload vocês teram que descompactar a pasta “wordpress-3.8.2-pt_BR.zip” para que fique somente a pasta “wordpress”.

Screen Shot 2014-04-13 at 3.10.10 PM

Agora vamos adicionar a pasta “wordpress” dentro da pasta “htdocs”

Screen Shot 2014-03-21 at 4.57.38 PM

Dica: Para que fique mais organizado, adicione os arquivos do wordpress dentro de uma pasta com o nome do seu projeto. Ex.: projeto.com.br

Vamos acessar o link do localhost do seu projeto para que assim nós possamos dar inicio a instalação do WordPress, normalmente para acessar o link é por exemplo: http://localhost/projeto.com.br/ ou http://localhost:8888/projeto.com.br/ esse acesso pode variar para cada programa.

Acessando o link vocês iram ver essa tela:

Screen Shot 2014-03-21 at 5.04.41 PM

Antes que clicar em “Vamos lá!” vamos criar o nosso banco de dados, acesse o seu phpmyadmin. Exemplo: http://localhost/phpmyadmin/ mas lembrando que estamos utilizando o XAMMP, outros programas pode ter um caminho diferente, mas a instalação é padrão para todos.

Agora com o phpmyadmin aberto vamos criar o banco de dados, procure por “Create new database” e adicione o nome do seu banco e selecione a opção “latin1_general_ci” e clique em “Create”.

Screen Shot 2014-03-21 at 5.03.52 PM

Depois do banco de dados criado, vamos voltar para a instalação de nosso WordPress. Clique em “Vamos lá!” e a tela seguinte vocês teram as seguintes informações:

1) Nome do Banco de Dados: Nele vocês teram que colocar o nome certinho do banco de dados como foi criado no seu phpmyadmin.

2) Nome de usuário: Esse opção pode variar muito, no XAMMP o default é root.

3) Senha: Normalmente não é preciso de senha para acessar o phpmyadmin no XAMMP.

4) Servidor de banco de dados: É só adicionar localhost nesta opção.

5) Prefixo da tabela: Por segurança altere o wp_ para outro prefixo,  por exemplo: “wp_clientex_“.  Isso é um metodo de segurança para que a sua tabela não tenha ataques de hackers pelo o prefixo padrão.

E por fim clique em “Enviar”

Screen Shot 2014-03-21 at 5.06.03 PM

Se aparecer essa mensagem, abaixo:

Screen-Shot-2014-03-21-at-5.04

É preciso dar a permissão 777 somente na pasta de instalação aonde estão os arquivos, não de permissão recursiva somente mesmo na pasta root do seu WordPress… Volte para a página anterior e clique novamente no botão “Enviar”. Mas lembre que NUNCA coloque essa permissão na pasta online, porque é uma grave falha de segurança.

Screen Shot 2014-03-21 at 4.59.35 PM

Após esses passos, vocês vão visualizar essa mensagem e clique em Instalar.

Screen Shot 2014-03-21 at 5.06.43 PM

Estamos já quase finalizando a instalação do nosso WordPress, agora só precisamos inserir as seguintes informações:

1) Título do site: Adicione o título do seu projeto ou o que desejar, mas sempre pensando no SEO do seu site.

2) Nome do usuário: Vocês podem colocar como adminstrador, mas não é um “user” muito seguro para ter em seu site. Tente colocar por exemplo o nome do seu site ou algum nome alfanumérico.

3) Senha: Coloque uma senha segura nada de utilizar “qwert , 123456 , admin, etc…” essas senhas não traz segurança alguma para o seu site, se você não sober criar essas senhas de alta segurança eu indico vocês utilizarem esse site: http://www.geradordesenha.com.br/

Screen Shot 2014-03-21 at 5.15.51 PM

Com ele vocês podem criar varias senhas de alto nível de segurança. O minimo de caracter é  8 mas eu indico utilizar no minimo 12. Selecione por exemplo Numeral + Minúsculas + Maiúsculas  e selecione a opção Primeiro caractere: Maiúsculas e clique em Gerar Senha. Ele irá gerar uma senha para vocês no campo Senha criada e é só salvar essa senha em algum lugar senão vocês vão esquecer.

4) O seu endereço de email: Esse endereço de email será o “Super Admin” ele terá alguns privilégios a mais  doque o proprio Admin então esse email tem que ser do próprio desenvolvedor e para o cliente final é preciso só criar outro usuário Administrador para ele e se preciso colocar alguns “Roles e Capabilities” para ele, mas isso é assunto para um outro post.

5) Privacidade: Essa opção sempre tem que estar ativa, somente mesmo se for algum sistema privado que vocês não queiram que o Google indexa o seu projeto.

A tela de Informações necessárias ficará como essa no modelo, após com todos os passos cadastrados:

Screen Shot 2014-03-21 at 5.16.57 PM

E por fim clique em “Instalar WordPress“, se tudo estiver certinho com o cadastro… vocês vão ver a mensagem de Sucesso!

Screen Shot 2014-03-21 at 5.21.24 PM

Agora é só clicar no botão de Login que vocês vão ser redirecionados para a tela de login, nela é só adicionar o seu Nome de usuário e a senha que vocês acabaram que cadastrar na tela anterior e clique em “Login”.

Ti?tulo do seu Site › Login (20140321)

Ps.: Se vocês desejarem alterar a tela de login do WordPress sem Plugin é só acessar o meu post, nele eu mostrei o passo-a-passo de como fazer essa customização.

Pronto!!! agora o seu WordPress esta instalado e funcionando, só esperando vou a começar a desenvolver o seu site ou adicionar o seu tema favorito.

Painel ‹ Ti?tulo do seu Site — WordPress (20140321)

Espero que vocês tenham gostado deste post e até breve, por favor se gostou compartilha o post e se tiver dúvida ou sugestão, por favor deixe um comentário. Até Mais…

César Ribeiro
Written by

Hi, my name’s Cesar H. Ribeiro, I’m Brazilian and I live in São Paulo country town. I’ve been working with Web Development since 2006, I’m Web Developer Freelancer, my main specialty is deploying custom Web Sites using the WordPress platform with base, transforming PSD/Layouts for Custom Themes. In feel years with Developer Freelancer, I worked with many agencies around the world like: Brazil, Australia, USA, Germany and Austria.

Related Posts